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Comportamento Sedentário e as Novas Recomendações da OMS

Tech Balance dezembro 9, 2020 0 Comments

Quanto tempo do seu dia você passa sentado? Quantas horas do seu dia você passa na frente do computador, seja por trabalho, estudos ou lazer? Essas respostas compõem a parcela do seu dia com atividades de baixa demanda energética e fazem parte do comportamento sedentário. Esse tipo de comportamento contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e cânceres.

Em 2019, dados divulgados pelo IBGE obtidos através da Pesquisa Nacional de Saúde, mostraram que 52% da população com 18 anos ou mais tinha pelo menos uma doença crônica, sendo as mais prevalentes a hipertensão arterial, problemas na coluna, depressão e diabetes.

No entanto, evidências científicas mostram que a prática regular de atividade física é fortemente recomendada para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.

Por isso, recentemente a Organização Mundial de Saúde atualizou as recomendações de prática de atividade física para todas as faixas etárias, e pensando em benefícios para o público adulto com foco na saúde, agora se torna necessário de 150 a 300 minutos de atividades com intensidade moderada ou então, 75 a 150 minutos de atividades vigorosas, ou ainda uma combinação equivalente de intensidade moderada e vigorosa ao longo da semana.

Pela primeira vez, essas recomendações são fornecidas sobre as associações entre o comportamento sedentário e resultados na saúde, e por exemplo no caso de pessoas mais debilitadas por doenças crônicas, consultar um profissional é uma opção interessante para ajustar a melhor opção de prática.

Vale lembrar que atividade física é todo o movimento que você realiza no dia-a-dia, desde atividades de trabalho que exigem do físico, como atividades de limpeza e organização da casa até a prática de exercícios físicos na academia, que se utilizadas como um recurso de saúde podem se tornar um fator de proteção e garantia de uma longevidade mais ativa e saudável. Todo movimento conta!

Para saber mais:

https://www.who.int/news/item/25-11-2020-every-move-counts-towards-better-health-says-who

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